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sábado, 30 de setembro de 2017

Atomística e Introdução ao laboratório- CLEMENTINA

29 de Abril de 2016

Atividade: Introdução ao laboratório
Aluno (a): ____________________________________________________

1.  No texto abaixo destaque quais são os erros em relação as regras de laboratório.
Mariana entrou calmamente no laboratório de Química e colocou suas coisas no chão ao lado da bancada onde ia trabalhar. Esqueceu-se de vestir o jaleco e começou a ler o procedimento. Debruçou-se sobre a bancada, colocando os seus longos cabelos sobre a mesa. Abriu todos os frascos disponíveis, confundindo as tampas, que foram colocadas viradas para cima.
Cheirou diretamente um dos frascos que continha uma substância incolor e que no rótulo tinha o símbolo de facilmente inflamável. Mediu uma quantidade daquela substância perto de uma chama acesa e deixando todos os frascos destapados, continuou a realizar atividade experimental com a bancada suja e desarrumada. No fim foi-se embora, deixando todo material de vidro por lavar.

1.1         Nas imagens a seguir A) Encontre 5 comportamentos errados num laboratório; B) Encontre os sete erros. 

2.    Sobre a história da Química, o que você achou mais interessante?
3.    Cite exemplos de seu cotidiano em que a química está presente.
4.    A química contribui para a melhoria da sua vida? De que forma?
5.    O que forma um átomo?
6.    Do que é formado tudo que existe ao nosso redor?
7. De que são formadas as moléculas?

Atividade: Jogo de perguntas e respostas relacionadas à atomística
O jogo foi realizado com o auxílio de um data show onde as perguntas eram apresentadas em slides assim como as respostas estavam dispostas no próximo slide. Cada aluno recebeu 3 fitas sendo elas das cores amarela, azul e rosa, cada uma destas cores era equivalente a uma alternativa de resposta, assim após ser realizada a pergunta os alunos levantavam a fita da cor da alternativa escolhida para responder a pergunta e em seguida observavam a resposta correta no slide sucessor.

1-  O que significa a palavra “átomo”?
Amarelo: Algo divisível, que pode se dividir.
Azul: Algo indivisível, que não pode se dividir.
Rosa: Uma bola muito pequena.

Resposta:
Azul: Algo indivisível, que não pode se dividir.

2-  Qual o nome do cientista que propos que o átomo se parece com um “pudim de passas”?
Amarelo: Dalton.
Azul: Thomson.
Rosa: Rutherford.

Resposta:
­­­­Azul: Thomson.

3-  Qual a carga do elétron?
Amarelo: Carga negativa.
Azul: Carga neutra.
Rosa: Carga positiva.

Resposta:
Amarelo: Carga negativa.

4- Em um átomo, onde ficam os prótons?
Amarelo: Na protosfera.
Azul: Na eletrosfera.
Rosa: No núcleo.

Resposta:
Rosa: No núcleo.

5- Em um átomo, onde ficam os neutrons?
Amarelo: No núcleo, junto com os prótons.
Azul: Na eletrosfera, junto com os elétrons.
Rosa: Não há neutrons dentro de um átomo, os neutrons estão soltos na atmosfera.

Resposta:
Amarelo: No núcleo, junto com os prótons.

6- Qual alternativa contém a afirmação correta?
Amarelo: O átomo é composto de eletrosfera e núcleo. Na eletrosfera estão os elétrons e os prótons, e no núcleo estão os neutrons.
 Azul: O elétron possui carga negativa, o próton carga positiva, e o neutron carga neutra.
 Rosa: Em um átomo, os prótons ficam junto com os neutrons, na eletrosfera.

Resposta: 
Azul: O elétron possui carga negativa, o próton carga positiva, e o neutron carga neutra.

7- Qual foi o cientista que propos que o atomo é parecido com uma bola de bilhar?
Amarelo: Rutherford.
Azul: Bohr.
Rosa: Dalton.


Resposta: Rosa: Dalton. 
Atividade: Teste de Chama
Objetivo: Demonstrar  o comportamento dos elétrons quando fornecida e retirada energia.
Materiais:
·      Alcool etílico 40%;
·       Fósforo;
·       Recipiente pequeno de inox;
·       Soluções de sulfato de cobre ll, cloreto de estrôncio, cloreto de bário, cloreto de sódio e cloreto de lítio;
·       Clips adaptado com grampo de madeira.
Método: Colocou-se aproximadamente 3 mL de álcool etílico no recipiente de inox. Acendeu-se a chama com o fósforo. Embebedou-se o clips adaptado na solução de cloreto de bário e levou-o a chama do álcool. Observou-se. Repetiu-se o procedimento para as outras soluções.




Atividade: Percepção das cores durante o teste de chama
Pinte as chamas abaixo com as cores correspondentes ao teste de chama feito em sala de aula:



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