29 de Abril de 2016
Atividade:
Introdução
ao laboratório
Aluno (a):
____________________________________________________
1. No
texto abaixo destaque quais são os erros em relação as regras de laboratório.
Mariana
entrou calmamente no laboratório de Química e colocou suas coisas no chão ao
lado da bancada onde ia trabalhar. Esqueceu-se de vestir o jaleco e começou a
ler o procedimento. Debruçou-se sobre a bancada, colocando os seus longos
cabelos sobre a mesa. Abriu todos os frascos disponíveis, confundindo as
tampas, que foram colocadas viradas para cima.
Cheirou
diretamente um dos frascos que continha uma substância incolor e que no rótulo
tinha o símbolo de facilmente inflamável. Mediu uma quantidade daquela
substância perto de uma chama acesa e deixando todos os frascos destapados,
continuou a realizar atividade experimental com a bancada suja e desarrumada.
No fim foi-se embora, deixando todo material de vidro por lavar.
1.1
Nas imagens a seguir A) Encontre 5 comportamentos
errados num laboratório; B) Encontre os sete erros.
2.
Sobre a história da Química, o que você achou
mais interessante?
3.
Cite exemplos de seu cotidiano em que a química
está presente.
4.
A química contribui para a melhoria da sua
vida? De que forma?
5.
O que forma um átomo?
6.
Do que é formado tudo que existe ao nosso
redor?
7. De
que são formadas as moléculas?
Atividade: Jogo
de perguntas e respostas relacionadas à atomística
O jogo foi realizado com o auxílio de um data show onde as
perguntas eram apresentadas em slides assim como as respostas estavam dispostas
no próximo slide. Cada aluno recebeu 3 fitas sendo elas das cores amarela, azul
e rosa, cada uma destas cores era equivalente a uma alternativa de resposta,
assim após ser realizada a pergunta os alunos levantavam a fita da cor da
alternativa escolhida para responder a pergunta e em seguida observavam a
resposta correta no slide sucessor.
1- O que
significa a palavra “átomo”?
Amarelo:
Algo divisível, que pode se dividir.
Azul: Algo indivisível, que não pode se
dividir.
Rosa:
Uma bola muito pequena.
Resposta:
Azul:
Algo indivisível, que não pode se dividir.
2- Qual o nome do cientista que
propos que o átomo se parece com um “pudim de passas”?
Amarelo: Dalton.
Azul: Thomson.
Rosa: Rutherford.
Resposta:
Azul: Thomson.
3- Qual a
carga do elétron?
Amarelo:
Carga negativa.
Azul: Carga neutra.
Rosa:
Carga positiva.
Resposta:
Amarelo:
Carga negativa.
4- Em um átomo, onde ficam os prótons?
Amarelo:
Na protosfera.
Azul:
Na eletrosfera.
Rosa:
No núcleo.
Resposta:
Rosa: No núcleo.
5- Em um átomo, onde ficam os neutrons?
Amarelo:
No núcleo, junto com os prótons.
Azul:
Na eletrosfera, junto com os elétrons.
Rosa:
Não há neutrons dentro de um átomo, os neutrons estão soltos na atmosfera.
Resposta:
Amarelo:
No núcleo, junto com os prótons.
6- Qual alternativa contém a afirmação correta?
Amarelo: O átomo é composto de eletrosfera e
núcleo. Na eletrosfera estão os elétrons e os prótons, e no núcleo estão os
neutrons.
Azul:
O elétron possui carga negativa, o próton carga positiva, e o neutron carga
neutra.
Rosa:
Em um átomo, os prótons ficam junto com os neutrons, na eletrosfera.
Resposta:
Azul: O elétron possui carga negativa, o próton
carga positiva, e o neutron carga neutra.
7-
Qual foi o cientista que propos que o atomo é parecido com uma bola de bilhar?
Amarelo:
Rutherford.
Azul:
Bohr.
Rosa:
Dalton.
Resposta:
Rosa:
Dalton.
Atividade: Teste de Chama
Objetivo: Demonstrar o comportamento dos elétrons quando fornecida
e retirada energia.
Materiais:
·
Alcool etílico 40%;
·
Fósforo;
·
Recipiente pequeno de inox;
·
Soluções de sulfato de
cobre ll, cloreto de estrôncio, cloreto de bário, cloreto de sódio e cloreto de
lítio;
·
Clips adaptado com grampo
de madeira.
Método: Colocou-se aproximadamente
3 mL de álcool etílico no recipiente de inox. Acendeu-se a chama com o fósforo.
Embebedou-se o clips adaptado na solução de cloreto de bário e levou-o a chama
do álcool. Observou-se. Repetiu-se o procedimento para as outras soluções.
Atividade: Percepção
das cores durante o teste de chama
Pinte
as chamas abaixo com as cores correspondentes ao teste de chama feito em sala
de aula:
Nenhum comentário:
Postar um comentário