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sábado, 30 de setembro de 2017

FEIRA DE CIÊNCIAS- O DIA DA QUÍMICA NA ESCOLA

7 Dezembro 2015

Experiência:  Lâmpada de lava com sal

à Óleo de cozinha à Água à Corante para óleo à Sal à Pote alto

Procedimento: Despeje o óleo no pote deixando espaço para o copo d’água. Depois, tudo o que você precisa fazer é misturar os materiais: primeiro adicione corante ao óleo e em seguida despeje o óleo colorido no pote cheio de água. Como água e óleo não se misturam, a água vai ficar no fundo do pote. Agora é só pegar uma colher de chá de sal e jogá-la no pote. Assim que ela passar pelo óleo e entrar em contato com a água, você vai ver a reação acontecendo no seu experimento.
A água é mais densa que o óleo, ou seja, possui mais massa, o que a faz ir pro fundo do copo enquanto o óleo fica na superfície. Mas quando jogamos o sal, ele gruda no óleo e o torna mais denso, formando a lava que desce para o fundo. Lá no fundo, o sal se dissolve na água e o óleo, que perdeu sua densidade, volta a boiar na superfície

Experiência: Violeta que desaparece

à Três copos à 40 ml de água à 20 ml de vinagre incolor à 20 ml de Água oxigenada de 10 volumes à Um comprimido de permanganato de Potássio

Procedimento: Dissolva o comprimido em um copo com 40 ml de água, misture 20 ml de vinagre incolor depois despeje as 20 ml de água oxigenada. Mexa com uma colher até a cor violeta desaparecer.
Na hora que colocamos o permanganato de potássio (KMnO4) na água ele se dissocia e forma os íons potássio (K+) e permanganato (MnO4-­). Quando que o íon de permanganato que é violeta se mistura com a água oxigenada e com o vinagre ele perde o seu oxigênio e vira um íon manganês (Mn2+) e esse íon é completamente transparente. O que ocorre é que o permanganato, violeta, reage com o vinagre e com a água oxigenada, formando o íon manganês, que é transparente.
2     MnO4- + 5 H2O2 + 6 H+ à 2 Mn2+ + 5 O2(gás) + 8 H2O

Experiência: A água que viaja no cano invisível

à Água à Corante à Dois copos à Barbante à Fita adesiva

Procedimento: O segredo é fazer dois nós nas pontas dos barbantes e prender cada uma no fundo de um copo. Depois, é só encher de água com algumas gotas de corante e ver a transferência por um cano (quase!) invisível.
Existem duas forças atuando lá, a de adesão, que faz a água ‘grudar’ e passar pelo barbante e a de coesão, que mantém todas as moléculas de água unidas.

Experiência: Labirinto que espanta a água (labirinto hidrofóbico)

à Água à Corante à Pedaço de madeira à Cola à Vela à Palito de fósforo à Palitos de picolé à Conta gotas

Procedimento: Cole os palitos de picolé na madeira formando um labirinto, pegue a vela acesa e aproxime na madeira deixando toda a madeira coberta de fuligem. Em seguida misture a água com o corante com o auxilio da conta gotas, coloque sobre a madeira umas 2 gotas e observe
A vela é feita de parafina quando ela queima poderia formar só gás carbônico e água ,porém, quando ela queima não há oxigênio suficiente, gerando o que se chama combustão incompleta, por isso forma-se essa fuligem, composta somente de carbono, a água não vai interagir com a fuligem por isso se desliza melhor já a madeira limpa interage  bem com a água deixando ela fixada.

Experiência: Explosão de cores

à Leite; à 4 cores de corante; à 1 Tijela; à Detergente.

Procedimento: Acrescenta-se o leite na tigela, delicadamente adiciona-se gotas de cada cor de corante, e posteriormente coloca-se algumas gotas de detergente.
Os líquidos possuem propriedades específicas, entre estas tem-se a tensão superficial, em que as moléculas da superfície estão fortemente unidas formando uma “película” sobre o líquido, tal fato pode ser confirmado quando observado a possibilidade de alguns insetos caminharem sobre a água. Ao adicionar os corantes eles ficam estáticos, quando se acrescenta o detergente as cores caminham sobre a superfície do leite. Isso ocorre, porque o detergente possui a propriedade de quebra a tensão superficial, ou seja, separa as moléculas dos líquidos deixando um espaço maior entre elas.

Experiência:  Ampulheta líquida

à 2 garrafinhas de leite de côco; à Óleo de reuso; à Corante; à Água;à Bexiga;à Fita isolante.

Procedimento: Em uma das garrafinhas acrescenta-se água dissolvida com corante, na outra coloca-se o óleo. Deve-se unir as bocas das garrafinhas utilizando a bexiga para prender, e posteriormente envolve-se a fita isolante.
Ao virar a ampulheta, observa-se que o óleo retorna para superfície, e a água na parte inferior. Isso ocorre porque, ambas apresentam diferentes densidades, tal que a densidade da água é maior, portanto permanece na parte inferior da garrafinha e o óleo é menos denso que a água, então permanece na parte superior. Por este motivo, é possível visualizar a passagem do óleo de uma garrafinha para outra.

 Experiência: Torre de líquidos

à 1 Proveta;à Glucose de milho;à Água;à Óleo;à Querosene;à Álcool;à 2 cores de corante;
Procedimento: Inicialmente, adiciona-se os corantes de cores distintas na água e no álcool. A seguir coloca-se na proveta, nesta ordem as substancias, glucose de milho, água, óleo, querosene e o álcool.
Observa-se que os líquidos não se misturam, e formam camadas distintas. Este fato ocorre porque os líquidos utilizados apresentam diferentes densidades, o que permite a formação das camadas. Não ocorre a mistura entre os líquidos porque as moléculas não se combinam efetivamente para promoverem reações, pois apresentam diferentes polaridades.

Experiência: Ovo dentro da garrafa

à Erlenmeyer;à Algodão;à Palito;à Fósforo;à Ovo cozido.

Procedimento: Ascende-se um pedaço de algodão e coloca-o dentre do Erlenmeyer com o auxilio do palito. Rapidamente coloca-se o ovo cozido na boca do frasco.
Ao ascender o algodão dentro do Erlenmeyer, o calor emitido fornece um aumento na temperatura, com isso a pressão atmosférica dentro do frasco é maior que a externa, quando começa o resfriamento a pressão interna também diminui bruscamente, assim a pressão atmosférica externa é maior, o que impulsiona o ovo a entrar no frasco.

Experiência: a água furiosa

à 3,5 g hidróxido de sódio (soda cáustica) à 6 g glicose à200 mL água         à 0,3g Azul de metileno

Procedimento: Com metade da água dissolver a glicose e outra metade a soda cáustica. Dissolver o azul de metileno em 300 mL de água, misturar a glicose e o hidróxido de sódio e colocar gotas de azul de metileno.

Ao misturar a glicose e a soda cáustica a glicose reage com o azul de metileno e transforma o azul de metileno em leucometileno, ao agitar o oxigênio do ar se dissolve na água e o oxigênio reage com o leucometileno e faz este voltar a ser azul de metileno. E assim sucessivamente.

Experiência:Camaleão químico

à Permanganato de potássio à Açúcar à Hidróxido de sódio (soda cáustica)
à Permanganato de potássio (MnO4-) àÁgua

Procedimento: Fazer solução de permanganato e 300 mL de água, em outro recipiente fazer uma solução de 3 colheres de soda cáustica, 3 colheres de açúcar e 300 mL de água, misturar as duas em um recipiente grande com água.
Quando o açúcar é misturado ao hidróxido de sódio ela libera elétrons, que posteriormente serão adquiridos pelos íons permanganato. O permanganato (roxo) se transforma em íons manganato, que é verde:
MnO4-+ e → MnO2-
Posteriormente transforma-se em dióxido de manganês coloração marrom MnO2, porém em sua forma hidratada apresenta-se amarelo escuro.

Experiência: Ferrofluido caseiro

à Palha de aço à Óleo vegetal à Imã de neodímio

Procedimento: Queimar a palha de aço, após seu resfriamento separar o pó mais fino, peneirar e adicionar óleo vegetal até a formação de uma geleca, passar o imã de neodímio por fora do recipiente.
 Na queima na palha de aço ocorre oxidação, onde ao reagir com o oxigênio o ferro é oxidado e forma-se óxido de ferro.
4 Fe(s) + 3 O2(g) à 2 Fe2O3(s)
Com a adição de óleo esse óxido forma um superfluído, ou seja, uma substância que tem imãs muito pequenos (nanopartículas), esses imãs se organizam de forma que ficam na direção exata das linhas do campo magnético (região do espaço onde as substâncias podem ser atraídas ou repelidas).

Experiência:Geleca de cola com bórax

à Cola branca à Bórax

Procedimento: Encher meio copo com cola branca, misturar uma colher de bórax e depois coloca uma colher da mistura em um copo d’água, misturar a cola e o bórax até sair o cheiro de cola e não grudar na mão.
A cola branca ou cola de PVA que é um polímero (substância com moléculas longas), na cola elas estão livres e o bórax faz com que elas se grudem umas nas outras.

 Experiência: Sangue falso

àTiocianato de potássio (KSCN) à Cloreto férrico (FeCl3)

Procedimento: Dissolver 1 g de tiocianato de potássio em 20 mL de água, posteriormente em outro béquer dissolver 1g de cloreto férrico também em 20 mL de água, passar a solução de tiocianato de potássio sobre o papel em seguida passar a solução de cloreto férrico no mesmo local.
Ao juntar as soluções o cloreto férrico reage com o tiocianato e forma p ferro tiocianato (III).
FeCl3 (aq)+ 3 KSCN (aq)à Fe(SCN)3 (aq) + 3 KCl (aq)

Experiência: Dedo mágico de orégano

à Orégano à Detergente à Água à Prato à Agulha

Procedimento: Colocar água no prato e espalha orégano por cima. Passar detergente na ponta do dedo e deixar secar para ficar “invisível”. Colocar o dedo no prato e observar o orégano “fugir” do seu dedo.
As moléculas da água se atraem muito, e por isso a água tem uma TENSÃO SUPERFICIAL muito grande. Por exemplo, se colocarmos uma agulha na água, ela não vai afundar, porque as moléculas da água estão muito juntinhas. Mas o detergente consegue destruir essa força, por isso a água se espalha quando é colocado o detergente.

Experiência: Barco movido a sabão

 Foto à Detergente à Forma de pizza à Água à Lápis à Corante azul

Procedimento: Encher a forma com água e colocar corante. Cortar o papel em forma do barquinho. Sujar a ponta do lápis com detergente e mover o barquinho.

Experiência: mini vulcão submarino

à  Garrafinha de vidro bem pequena à Corante vermelho à Fio de náilon de pescaria à Tesoura à Água fria à Água quente à Pote grande de vidro

Procedimento: Amarrar um pedaço do fio na boca da garra pequena, colocar algumas gotas do corante e encher de água quente. Coloca essa garrafinha dentro do pote grande com água fria.
A água quente é menos densa que a água fria, por isso ela tem tendência de subir. Quando a água quente chega em cima do pote, ela vai esfriando e vai descendo novamente.

Experiência: Mágica da água que muda de cor

à Três copos à Uma jarra à Chá de repolho roxo à Água à Vinagre de álcool à Soda Cáustica à Bicarbonato de sódio à Colher

Procedimento: No primeiro copo colocar um pouquinho de soda e misturar com água usando a colher. No segundo copo colocar uma colher de bicarbonato de sódio e misturar com água. No terceiro copo colocar o vinagre. Colocar o chá de repolho roxo nos três copos e observar a mudança de cor.
            O repolho roxo é um indicador de acidez. Com o chá de repolho você pode saber se a substância é ácida ou básica. Quando eu misturo ele com uma substância ÁCIDA, como o vinagre, ele fica uma cor perto do vermelho. Quando misturado com uma substância BÁSICA como o bicarbonato de sódio, ele fica azulado, e se for uma substância MUITO BÁSICA, ele fica amarelado.

Experiência: Enchendo uma bexiga com vinagre e bicarbonato de sódio

à Uma garrafa pet à Uma bexiga à Bicarbonato de sódio à Vinagre

Procedimento: Colocar um pouco de vinagre dentro da garrafa pet, e bicarbonato de sódio dentro da bexiga murcha. Prender a bexiga na boca da garrafa, e virar o conteúdo de bicarbonato de sódio dentro da garrafa pet. Observar a bexiga se encher.
Ao misturar o bicarbonato de sódio com o vinagre, forma-se um gás (CO2) e é a liberação dele que vai encher o balão.

Experiência:Massa maluca/ areia movediça

à Jornal à 1 xicara de amido de milho à Vasilha ou bacia à Corante de alimento (opcional) à 1/2 xícara de água.

Procedimento: Cubra a mesa ou o balcão com o jornal. Coloque o amido de milho na vasilha. Adicione uma ou duas gotas de corante de alimento. Adicione lentamente a água, mexendo o amido de milho e a água com as mãos até que o pó esteja todo úmido. Continue adicionando a água até que a Massa Maluca fique parecendo um líquido se você mexe devagar. Depois, com seu dedo ou com uma colher, tente dar tapinhas na superfície da massa. Quando a Massa Maluca estiver no ponto, não vai espirrar--vai parecer sólido. Se sua Massa Maluca estiver muito seca, coloque mais água. Se estiver muito úmida, coloque mais amido de milho.
Sua Massa Maluca é feita de pequeninas partículas sólidas de amido de milho em suspensão na água, chamamos essa mistura de colóide. O comportamento da Massa Maluca está relacionada à sua viscosidade, ou resistência à fluidez. A viscosidade da água não muda quando você aplica uma força à ela -- mas a viscosidade da Massa Maluca muda. No século 18, Isaac Newton identificou as propriedades de um líquido ideal. Água e outros líquidos que têm as propriedades que Newton identificou são chamados de fluidos Newtonianos. Sua Massa Maluca não age como um fluido ideal de Newton. Ela é um fluido não-Newtoniano. A areia movediça é um fluido não-Newtoniano que atua mais ou menos como essa Massa Maluca -- ela fica mais viscosa quando você aplica uma força tentando cortá-la. Se você, por acaso, cair em areia movediça (ou numa tina de amido de milho e água), tente nadar para a borda bem lentamente. Quanto mais devagar se mover, menos resistente será a areia movediça ou o amido de milho a esse movimento.

Experiência: Coluna de Espuma

à Proveta de 250 ml ou um copo alto e estreito à Duas provetas de 25 ml ou 
dois copos pequenos. à Vinagre à Detergente à Bicarbonato de sódio à Água. à Corante alimentar

Procedimento: Colocar cerca de 25 ml de uma solução de vinagre com detergente numa proveta ou copo pequeno. Pode adicionar algumas gotas de corante alimentar se o desejar. Colocar cerca de 25 ml de uma solução de água com bicarbonato de sódio numa outra proveta ou em outro copo. Misturar as soluções numa proveta de 250 ml, ou no copo maior. Observar a formação de espuma.
A espuma é produzida pela liberação de dióxido de carbono da solução de detergente, quando o ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato.
H+ (aq) + HCO3- (aq) ---> CO2 (g) + H2O (l)

Experiência: Cromatografia: Separando a cor das canetinhas

à Papel- filtro à Canetinha àFita crepe à Álcool à Copo

Procedimento: Corte tiras compridas de papel-filtro de cerca de 2 cm de largura e o máximo que você conseguir de comprimento. Quanto mais longas, melhor. Apare as pontas de modo a formar um retângulo. Com uma canetinha, pinte uma bolinha de cerca de 1 cm de diâmetro a cerca de 2 cm da borda inferior do papel-filtro. Usando uma fita crepe, cole uma ponta do papel-filtro na canetinha, formando um “T”. A bolinha deve ficar do lado o posto à borda que foi colada. Pegue um copo e coloque cerca de um dedo de álcool. Depois, mergulhe a tira de papel-filtro de forma que o álcool molhe a borda do papel no trecho que não foi pintado. Aguarde cerca de 15 minutos enquanto o álcool sobe pelo papel. Quando você perceber que o álcool deixou de subir, tire o papel e deixe-o secar.
Como você pode perceber, nem todas as cores das canetinhas usam apenas um pigmento. Muitas cores são formadas a partir de duas ou mais cores. A técnica usada para encontrar essas cores chama-se cromatografia, que é um método físico-químico de separação de substâncias. Na cromatografia em papel, quando o papel-filtro é colocado no álcool, a substância que tem mais afinidade com o álcool (que tende a se ligar mais a esse líquido) é carregada junto com ele, enquanto a substância que tem mais afinidade com o papel fica para trás ou “anda” mais devagar.












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