Experiência: Lâmpada
de lava com sal
à Óleo
de cozinha à Água
à Corante
para óleo à Sal
à Pote
alto
Procedimento:
Despeje o óleo no pote deixando espaço para o copo d’água. Depois, tudo o que
você precisa fazer é misturar os materiais: primeiro adicione corante ao óleo e
em seguida despeje o óleo colorido no pote cheio de água. Como água e óleo não
se misturam, a água vai ficar no fundo do pote. Agora é só pegar uma colher de
chá de sal e jogá-la no pote. Assim que ela passar pelo óleo e entrar em
contato com a água, você vai ver a reação acontecendo no seu experimento.
A
água é mais densa que o óleo, ou seja, possui mais massa, o que a faz ir pro
fundo do copo enquanto o óleo fica na superfície. Mas quando jogamos o sal, ele
gruda no óleo e o torna mais denso, formando a lava que desce para o fundo. Lá
no fundo, o sal se dissolve na água e o óleo, que perdeu sua densidade, volta a
boiar na superfície
Experiência: Violeta
que desaparece
à Três copos à 40 ml de água à 20 ml de vinagre incolor à 20 ml de Água oxigenada de 10 volumes à Um comprimido de permanganato de
Potássio
Procedimento:
Dissolva o comprimido em um copo com 40 ml de água, misture 20 ml de vinagre
incolor depois despeje as 20 ml de água oxigenada. Mexa com uma colher até a
cor violeta desaparecer.
Na
hora que colocamos o permanganato de potássio (KMnO4) na água ele se dissocia e forma os íons potássio (K+) e permanganato (MnO4-). Quando que o íon de permanganato que é violeta
se mistura com a água oxigenada e com o vinagre ele perde o seu oxigênio e vira
um íon manganês (Mn2+) e
esse íon é completamente transparente. O que ocorre é que o permanganato,
violeta, reage com o vinagre e com a água oxigenada, formando o íon manganês,
que é transparente.
2 MnO4- +
5 H2O2 + 6 H+ à 2 Mn2+ +
5 O2(gás) + 8 H2O
Experiência: A água
que viaja no cano invisível
à Água à Corante à Dois copos à Barbante à Fita adesiva
Procedimento: O
segredo é fazer dois nós nas pontas dos barbantes e prender cada uma no fundo
de um copo. Depois, é só encher de água com algumas gotas de corante e ver a
transferência por um cano (quase!) invisível.
Existem
duas forças atuando lá, a de adesão, que faz a água ‘grudar’ e
passar pelo barbante e a de coesão, que mantém todas as moléculas
de água unidas.
Experiência:
Labirinto que espanta a água (labirinto hidrofóbico)
à Água
à Corante
à Pedaço
de madeira à Cola
à Vela
à Palito
de fósforo à Palitos
de picolé à Conta
gotas
Procedimento: Cole
os palitos de picolé na madeira formando um labirinto, pegue a vela acesa e
aproxime na madeira deixando toda a madeira coberta de fuligem. Em seguida
misture a água com o corante com o auxilio da conta gotas, coloque sobre a
madeira umas 2 gotas e observe
A
vela é feita de parafina quando ela queima poderia formar só gás carbônico e
água ,porém, quando ela queima não há oxigênio suficiente, gerando o que se
chama combustão incompleta, por isso forma-se essa fuligem, composta somente de
carbono, a água não vai interagir com a fuligem por isso se desliza melhor já a
madeira limpa interage bem com a água deixando ela fixada.
Experiência:
Explosão de cores
à Leite;
à 4
cores de corante; à 1
Tijela; à Detergente.
Procedimento:
Acrescenta-se o leite na tigela, delicadamente adiciona-se gotas de cada cor de
corante, e posteriormente coloca-se algumas gotas de detergente.
Os
líquidos possuem propriedades específicas, entre estas tem-se a tensão
superficial, em que as moléculas da superfície estão fortemente unidas formando
uma “película” sobre o líquido, tal fato pode ser confirmado quando observado a
possibilidade de alguns insetos caminharem sobre a água. Ao adicionar os
corantes eles ficam estáticos, quando se acrescenta o detergente as cores
caminham sobre a superfície do leite. Isso ocorre, porque o detergente possui a
propriedade de quebra a tensão superficial, ou seja, separa as moléculas dos
líquidos deixando um espaço maior entre elas.
Experiência:
Ampulheta líquida
à 2
garrafinhas de leite de côco; à Óleo
de reuso; à Corante;
à Água;à Bexiga;à Fita
isolante.
Procedimento: Em uma
das garrafinhas acrescenta-se água dissolvida com corante, na outra coloca-se o
óleo. Deve-se unir as bocas das garrafinhas utilizando a bexiga para prender, e
posteriormente envolve-se a fita isolante.
Ao
virar a ampulheta, observa-se que o óleo retorna para superfície, e a água na
parte inferior. Isso ocorre porque, ambas apresentam diferentes densidades, tal
que a densidade da água é maior, portanto permanece na parte inferior da
garrafinha e o óleo é menos denso que a água, então permanece na parte
superior. Por este motivo, é possível visualizar a passagem do óleo de uma
garrafinha para outra.
Experiência:
Torre de líquidos
à 1
Proveta;à Glucose
de milho;à Água;à Óleo;à Querosene;à Álcool;à 2
cores de corante;
Procedimento:
Inicialmente, adiciona-se os corantes de cores distintas na água e no álcool. A
seguir coloca-se na proveta, nesta ordem as substancias, glucose de milho,
água, óleo, querosene e o álcool.
Observa-se
que os líquidos não se misturam, e formam camadas distintas. Este fato ocorre
porque os líquidos utilizados apresentam diferentes densidades, o que permite a
formação das camadas. Não ocorre a mistura entre os líquidos porque as
moléculas não se combinam efetivamente para promoverem reações, pois apresentam
diferentes polaridades.
Experiência: Ovo
dentro da garrafa
à Erlenmeyer;à Algodão;à Palito;à Fósforo;à Ovo
cozido.
Procedimento:
Ascende-se um pedaço de algodão e coloca-o dentre do Erlenmeyer com o auxilio
do palito. Rapidamente coloca-se o ovo cozido na boca do frasco.
Ao
ascender o algodão dentro do Erlenmeyer, o calor emitido fornece um aumento na
temperatura, com isso a pressão atmosférica dentro do frasco é maior que a
externa, quando começa o resfriamento a pressão interna também diminui
bruscamente, assim a pressão atmosférica externa é maior, o que impulsiona o
ovo a entrar no frasco.
Experiência: a água
furiosa
à 3,5
g hidróxido de sódio (soda cáustica) à 6
g glicose à200
mL água à
0,3g Azul de metileno
Procedimento: Com
metade da água dissolver a glicose e outra metade a soda cáustica. Dissolver o
azul de metileno em 300 mL de água, misturar a glicose e o hidróxido de sódio e
colocar gotas de azul de metileno.
Ao
misturar a glicose e a soda cáustica a glicose reage com o azul de metileno e
transforma o azul de metileno em leucometileno, ao agitar o oxigênio do ar se
dissolve na água e o oxigênio reage com o leucometileno e faz este voltar a ser
azul de metileno. E assim sucessivamente.
Experiência:Camaleão
químico
à Permanganato
de potássio à Açúcar
à Hidróxido
de sódio (soda cáustica)
à Permanganato
de potássio (MnO4-) àÁgua
Procedimento: Fazer
solução de permanganato e 300 mL de água, em outro recipiente fazer uma solução
de 3 colheres de soda cáustica, 3 colheres de açúcar e 300 mL de água, misturar
as duas em um recipiente grande com água.
Quando
o açúcar é misturado ao hidróxido de sódio ela libera elétrons, que
posteriormente serão adquiridos pelos íons permanganato. O permanganato (roxo)
se transforma em íons manganato, que é verde:
MnO4-+
e → MnO4 2-
Posteriormente
transforma-se em dióxido de manganês coloração marrom MnO2, porém em
sua forma hidratada apresenta-se amarelo escuro.
Experiência:
Ferrofluido caseiro
à Palha
de aço à Óleo
vegetal à Imã
de neodímio
Procedimento: Queimar
a palha de aço, após seu resfriamento separar o pó mais fino, peneirar e
adicionar óleo vegetal até a formação de uma geleca, passar o imã de neodímio
por fora do recipiente.
Na
queima na palha de aço ocorre oxidação, onde ao reagir com o oxigênio o ferro é
oxidado e forma-se óxido de ferro.
4
Fe(s) + 3 O2(g) à 2 Fe2O3(s)
Com
a adição de óleo esse óxido forma um superfluído, ou seja, uma substância que
tem imãs muito pequenos (nanopartículas), esses imãs se organizam de forma que
ficam na direção exata das linhas do campo magnético (região do espaço onde as
substâncias podem ser atraídas ou repelidas).
Experiência:Geleca
de cola com bórax
à Cola
branca à Bórax
Procedimento: Encher
meio copo com cola branca, misturar uma colher de bórax e depois coloca uma
colher da mistura em um copo d’água, misturar a cola e o bórax até sair o
cheiro de cola e não grudar na mão.
A
cola branca ou cola de PVA que é um polímero (substância com moléculas longas),
na cola elas estão livres e o bórax faz com que elas se grudem umas nas outras.
Experiência:
Sangue falso
àTiocianato
de potássio (KSCN) à Cloreto
férrico (FeCl3)
Procedimento:
Dissolver 1 g de tiocianato de potássio em 20 mL de água, posteriormente em
outro béquer dissolver 1g de cloreto férrico também em 20 mL de água, passar a
solução de tiocianato de potássio sobre o papel em seguida
passar a solução de cloreto férrico no mesmo local.
Ao
juntar as soluções o cloreto férrico reage com o tiocianato e forma p ferro
tiocianato (III).
FeCl3
(aq)+ 3 KSCN (aq)à Fe(SCN)3 (aq) + 3
KCl (aq)
Experiência: Dedo
mágico de orégano
à Orégano
à Detergente
à Água
à Prato
à Agulha
Procedimento: Colocar
água no prato e espalha orégano por cima. Passar detergente na ponta do dedo e
deixar secar para ficar “invisível”. Colocar o dedo no prato e observar o
orégano “fugir” do seu dedo.
As
moléculas da água se atraem muito, e por isso a água tem uma TENSÃO SUPERFICIAL
muito grande. Por exemplo, se colocarmos uma agulha na água, ela não vai
afundar, porque as moléculas da água estão muito juntinhas. Mas o detergente
consegue destruir essa força, por isso a água se espalha quando é colocado o
detergente.
Experiência: Barco
movido a sabão
Foto à Detergente
à Forma
de pizza à Água
à Lápis
à Corante
azul
Procedimento: Encher
a forma com água e colocar corante. Cortar o papel em forma do barquinho. Sujar
a ponta do lápis com detergente e mover o barquinho.
Experiência: mini
vulcão submarino
à Garrafinha
de vidro bem pequena à Corante
vermelho à Fio
de náilon de pescaria à Tesoura
à Água
fria à Água
quente à Pote
grande de vidro
Procedimento:
Amarrar um pedaço do fio na boca da garra pequena, colocar algumas gotas do
corante e encher de água quente. Coloca essa garrafinha dentro do pote grande
com água fria.
A
água quente é menos densa que a água fria, por isso ela tem tendência de subir.
Quando a água quente chega em cima do pote, ela vai esfriando e vai descendo
novamente.
Experiência: Mágica
da água que muda de cor
à Três
copos à Uma
jarra à Chá
de repolho roxo à Água
à Vinagre
de álcool à Soda
Cáustica à Bicarbonato
de sódio à
Colher
Procedimento: No
primeiro copo colocar um pouquinho de soda e misturar com água usando a colher.
No segundo copo colocar uma colher de bicarbonato de sódio e misturar com água.
No terceiro copo colocar o vinagre. Colocar o chá de repolho roxo nos três copos
e observar a mudança de cor.
O repolho roxo é um indicador de acidez. Com o chá de repolho você pode saber
se a substância é ácida ou básica. Quando eu misturo ele com uma substância
ÁCIDA, como o vinagre, ele fica uma cor perto do vermelho. Quando misturado com
uma substância BÁSICA como o bicarbonato de sódio, ele fica azulado, e se for
uma substância MUITO BÁSICA, ele fica amarelado.
Experiência:
Enchendo uma bexiga com vinagre e bicarbonato de sódio
à Uma
garrafa pet à Uma
bexiga à Bicarbonato
de sódio à Vinagre
Procedimento:
Colocar um pouco de vinagre dentro da garrafa pet, e bicarbonato de sódio
dentro da bexiga murcha. Prender a bexiga na boca da garrafa, e virar o
conteúdo de bicarbonato de sódio dentro da garrafa pet. Observar a bexiga se
encher.
Ao
misturar o bicarbonato de sódio com o vinagre, forma-se um gás (CO2)
e é a liberação dele que vai encher o balão.
Experiência:Massa
maluca/ areia movediça
à Jornal
à 1
xicara de amido de milho à Vasilha
ou bacia à Corante
de alimento (opcional) à 1/2
xícara de água.
Procedimento: Cubra
a mesa ou o balcão com o jornal. Coloque o amido de milho na vasilha. Adicione
uma ou duas gotas de corante de alimento. Adicione lentamente a água, mexendo o
amido de milho e a água com as mãos até que o pó esteja todo úmido. Continue
adicionando a água até que a Massa Maluca fique parecendo um líquido se você
mexe devagar. Depois, com seu dedo ou com uma colher, tente dar tapinhas na
superfície da massa. Quando a Massa Maluca estiver no ponto, não vai
espirrar--vai parecer sólido. Se sua Massa Maluca estiver muito seca, coloque
mais água. Se estiver muito úmida, coloque mais amido de milho.
Sua
Massa Maluca é feita de pequeninas partículas sólidas de amido de milho em
suspensão na água, chamamos essa mistura de colóide. O
comportamento da Massa Maluca está relacionada à sua viscosidade, ou
resistência à fluidez. A viscosidade da água não muda quando você aplica uma
força à ela -- mas a viscosidade da Massa Maluca muda. No século 18, Isaac
Newton identificou as propriedades de um líquido ideal. Água e outros líquidos
que têm as propriedades que Newton identificou são chamados de fluidos Newtonianos.
Sua Massa Maluca não age como um fluido ideal de Newton. Ela é um fluido
não-Newtoniano. A areia movediça é um fluido não-Newtoniano que
atua mais ou menos como essa Massa Maluca -- ela fica mais viscosa quando você
aplica uma força tentando cortá-la. Se você, por acaso, cair em areia movediça
(ou numa tina de amido de milho e água), tente nadar para a borda bem
lentamente. Quanto mais devagar se mover, menos resistente será a areia
movediça ou o amido de milho a esse movimento.
Experiência: Coluna
de Espuma
à Proveta
de 250 ml ou um copo alto e estreito à Duas
provetas de 25 ml ou
dois copos pequenos. à Vinagre à Detergente à Bicarbonato de sódio à Água. à Corante alimentar
dois copos pequenos. à Vinagre à Detergente à Bicarbonato de sódio à Água. à Corante alimentar
Procedimento: Colocar
cerca de 25 ml de uma solução de vinagre com detergente numa proveta ou copo
pequeno. Pode adicionar algumas gotas de corante alimentar se o desejar. Colocar
cerca de 25 ml de uma solução de água com bicarbonato de sódio numa outra proveta
ou em outro copo. Misturar as soluções numa proveta de 250 ml, ou no copo
maior. Observar a formação de espuma.
A
espuma é produzida pela liberação de dióxido de carbono da solução de
detergente, quando o ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato.
H+ (aq)
+ HCO3- (aq) ---> CO2 (g) + H2O
(l)
Experiência:
Cromatografia: Separando a cor das canetinhas
à Papel-
filtro à Canetinha
àFita
crepe à Álcool
à Copo
Procedimento: Corte
tiras compridas de papel-filtro de cerca de 2 cm de
largura e o máximo que você conseguir de comprimento. Quanto mais longas,
melhor. Apare as pontas de modo a formar um retângulo. Com uma canetinha,
pinte uma bolinha de cerca de 1 cm de diâmetro a cerca de 2 cm da borda
inferior do papel-filtro. Usando uma fita crepe, cole uma ponta do
papel-filtro na canetinha, formando um “T”. A bolinha deve ficar do lado o
posto à borda que foi colada. Pegue um copo e coloque cerca de
um dedo de álcool. Depois, mergulhe a tira de papel-filtro de forma
que o álcool molhe a borda do papel no trecho que não foi pintado. Aguarde
cerca de 15 minutos enquanto o álcool sobe pelo papel. Quando você perceber que
o álcool deixou de subir, tire o papel e deixe-o secar.
Como
você pode perceber, nem todas as cores das canetinhas usam apenas um pigmento.
Muitas cores são formadas a partir de duas ou mais cores. A técnica usada para
encontrar essas cores chama-se cromatografia, que é um método físico-químico de
separação de substâncias. Na cromatografia em papel, quando o papel-filtro é
colocado no álcool, a substância que tem mais afinidade com o álcool (que tende
a se ligar mais a esse líquido) é carregada junto com ele, enquanto a
substância que tem mais afinidade com o papel fica para trás ou “anda” mais
devagar.
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