Páginas

domingo, 1 de outubro de 2017

Revisar é Preciso

7 Abril 2017- CLEMENTINA LONA COSTA


Exercícios de revisão
1)    Preencha as lacunas:
a)    O átomo é menor ________da __________. R: Parte, Matéria.
b)    Elementos são a junção de vários ____________. R: Átomos.
c)    Compostos são a junção de vários _______________. R: Elementos.
2)    Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O átomo é a maior parte da matéria.
( ) O elemento Hélio é formado por átomos iguais aos átomo do elemento Berílio.
( ) Elementos diferentes são formados por diferentes tipos de átomos.
R: F, F, V.
3)    Em relação ao átomo complete:
a)    Os prótons e nêutrons estão no _______________. R: Núcleo.
b)    Os prótons tem carga elétrica _________________. R: Positiva.
c)    Os nêutrons tem carga elétrica ________________. R: Neutra.
d)    Os elétrons estão na _________________ e tem carga elétrica __________. R: Eletrosfera, Negativa.
4)    Classifique como elemento ou composto:
a)    A água (H2O) é um _________________. R: Composto.
b)    O hidrogênio (H2) é um _________________. R: Elemento.
c)    O ácido sulfúrico (H2SO4) é um ___________________. R: Composto.
d)    O oxigênio (O2) é um_______________. R: Elemento.

Jogo de dominó da tabela periódica
Inicialmente os alunos foram distribuídos em 6 grupos de 3 e 4 alunos de modo que cada acadêmico orientasse um grupo de alunos. As caixas de dominó foram distribuídas para cada grupo, o dominó foi confeccionado de maneira que os números fossem substituídos por elementos de um determinado grupo, sendo duas caixas dos Grupos 1 e 2 (Metais alcalinos e alcalino terrosos) e uma caixa dos Grupos 17 e 18 (Halogênios e Gases Nobres), por esse motivo após os alunos jogarem três partidas as caixas eram trocadas entres as equipes. Os elementos não foram diferenciados por cores, eles seguem a tabela periódica SBQ atual, com isso os jogadores devem dar atenção aos símbolos e propriedades dos elementos para jogar corretamente.
O jogo se inicia com cada aluno pegando 5 pedras, começa o jogo quem tiver a pedra dupla do elemento de maior número atômico, se nenhum jogador tiver esta pedra inicia o jogo quem possuir outra pedra dupla do elemento de maior número atômico em ordem decrescente. O jogador a direita do jogador que iniciou o jogo procura entre suas pedras alguma que dê continuidade ao jogo. Ele só pode jogar se tiver uma pedra de mesmo elemento de uma das extremidades, caso não tenha deverá comprar peças no monte ou passar a vez. Vence o Jogo quem se livrar das pedras primeiro.

Jogo da forca
O Jogo da Forca foi realizado entre as filas onde em cada rodada um aluno da fila dizia uma letra ou um palpite, iniciando do primeiro aluno da fila na primeira rodada e seguindo para o segundo aluno da fila na segunda rodada e assim sucessivamente. As palavras foram selecionadas de acordo com os assuntos já explanados e revisados em aula. Para as palavras mais difíceis foram dadas dicas, para as palavras fáceis não haviam dicas.
As palavras e suas respectivas dicas estão descritas a seguir:
Dica- Higiene que cuida do corpo.
Palavra 1: Pessoal.
Dica- Uma vidraria de laboratório.
Palavra 2: Béquer.
Dica- Um equipamento de segurança no laboratório.
Palavra 3: Jaleco.
Palavra 4: Dalton
Dica- Criador da tabela periódica.
Palavra 5: Mendeleev.
Dica- Os alquimistas buscavam.
Palavra 6: Pedra filosofal.
Dica- Elemento que não tem família.
Palavra 7: Hidrogênio
Palavra 8: Alcalino
Dica- Fenômeno da natureza que ocorre através dos elétrons.
Palavra 9: Aurora boreal
Palavra 10: Gases nobres







Nenhum comentário:

Postar um comentário