Iniciou-se
a aula com a exposição do tema proposto “Medicamentos, Remédios
e Cosméticos” com uso de apresentações de slides.
Buscou-se demonstrar como a química está presente nos produtos sejam eles
cosméticos ou medicamentos utilizados no dia a dia, frisando a identificação
dos elementos químicos presentes nesses produtos.
Realizou-se então uma atividade prática para identificação de medicamento, remédio e cosmético. Ainda foi realizada a reação do camaleão químico. Por
fim distribuiu-se para cada aluno um caça palavras sobre o conteúdo
demonstrado, encerando-se a aula.
Atividade 1: Identificação de medicamento, remédio e cosmético
Os alunos foram divididos em duplas, onde cada dupla por
sua vez se dirigiu a frente da sala. Um dos alunos da dupla teve seus olhos vendados, devendo
retirar um objeto da caixa e tentar adivinhar o que é o objeto através do tato
e do olfato e classifica-lo como medicamento ou cosmético, o outro aluno que fazia parte da dupla tinha a função de dar dicas sobre o objeto ao aluno vendado, porém sem dizer qual objeto era. Os objetos apresentados em aula foram: Hortelã, Arruda, Alecrim, Erva doce, Capim limão, Louro, Vaporizante
descongestionante (Vick), Protetor
solar, Hidratante
corporal, Xampu, Desodorante, Acetona.
Experimento- Camaleão químico
- Permanganato de potássio (MnO4-)
- Açúcar
- Hidróxido de sódio (soda cáustica)
- Água
Fazer solução de permanganato e 300 mL de água, em outro
recipiente fazer uma solução de 3 colheres de soda cáustica, 3 colheres de
açúcar e 300 mL de água, misturar as duas em um recipiente grande com água.
Quando o açúcar é misturado ao hidróxido de sódio ela
libera elétrons, que posteriormente serão adquiridos pelos íons permanganato.
O permanganato (roxo) se transforma em íons manganato, que
é verde:
MnO4-+ e → MnO4 2-
Posteriormente transforma-se em dióxido de manganês
coloração marrom MnO2, porém em sua forma hidratada apresenta-se
amarelo escuro.
Caça-palavras medicamentos e cosméticos
Nenhum comentário:
Postar um comentário