02 Junho 2017- Clementina Lona Costa
Através do tema Medicamentos e Cosméticos já trabalhado anteriormente utilizou-se o mesmo para a elaboração de uma aula diferenciada sobre Soluções, Colóides e Agregados. Inicialmente foi realizada uma abordagem sobre como são classificadas as partículas de acordo com seu tamanho e ainda como os medicamentos, remédios e cosméticos já trabalhados se encaixavam nesta classificação. A aula teve prosseguimento como atividades experimentais a respeito do tema.
EXPERIMENTOS COM GEL
Materiais:
·
Cloreto de sódio (NaCl);
·
1 pote de vidro;
·
1 espátula;
·
Gel de cabelo.
Método: Coloque
a medida de 1espátula do gel de cabelo no pote de vidro. Salpique
gentilmente o sal de cozinha, com a espátula, sobre o gel. Observe o que
ocorre.
COMO FAZER FOGO COM UM COMPRIMIDO E GLICERINA
Materiais:
·
Comprimido de permanganato de
potássio;
·
Glicerina.
Método: Triturar três pastilhas de
permanganato de potássio colocar em cima de uma folha de papel e colocar a
glicerina em cima do permanganato.
O QUE ACONTECE COM A LUZ AO
ATRAVESSAR MATERIAIS COM PARTÍCULAS DISPERSAS
Materiais:
·
5 béqueres (ou copos transparentes);
·
4 colheres de café;
·
Xampu;
·
Cloreto de sódio (NaCl);
·
Areia;
·
Álcool;
·
Agua destilada;
·
Apontador laser (pode ser
substituído por uma lanterna pequena desde que o ambiente esteja devidamente
escurecido).
Método:
Adicione agua destilada até 1/3 do volume de cada béquer. Ao segundo béquer,
adicione uma colher de álcool. Agite bem. Ao terceiro béquer, adicione uma
colher de NaCl. Agite bem. Ao quarto béquer, adicione uma colher de xampu.
Agite bem. Ao quinto béquer adicione uma colher de areia. Agite bem. Deixe por
repouso por cerca de 10 minutos. Observe os béqueres com as misturas,
comparando-os com o primeiro que contém apenas agua. Incida sobre cada béquer
(na sequência de 1 a 5) o feixe de luz do apontador laser. Observe o liquido
perpendicularmente.
·
EXPERIMENTO COM LEITE DE
MAGNÉSIA
Materiais:
·
Leite de Magnésia
·
2 potes de vidro;
·
Suco de repolho roxo;
·
Indicador Universal de pH;
·
Ácido cítrico (suco de limão);
·
Ácido acético (vinagre).
Método: Adicione
alguns mililitros da solução de indicador universal a cerca de 800 mL de água,
até que a coloração esteja intensa. Agite bem o frasco antes do leite de
magnésia e coloque uma colher.
Adicione 2 a 3 mL de ácido
cítrico ou ácido acético no béquer
sob agitação.
Ultilizaremos também como indicador do pH o suco de repolho
roxo.
DINÂMICA:
COMPOSIÇÃO DOS PERFUMES
Materiais:
·
Copos plásticos;
·
Venda;
·
Essência;
·
Etanol;
·
Água;
·
Baunilha;
·
Óleo;
·
Flor;
·
Limão;
·
Cedro;
·
Canela.
Procedimentos: Em copos
escuros, para que os alunos não possa ver o conteúdo, estarão alguns
componentes presentes em um perfume, será proposto então que algum aluno
vendado, tente identificar o componente pelo cheiro, após a identificação será
perguntado se o aluno imagina qual é a função daquele componente dentro de um
perfume. Após a resposta do mesmo será explicado a importância daquele material
na composição de um perfume.
GEL DE CABELO CASEIRO
Materiais:
·
250 ml de água fervente
·
1 colher (de chá) bem cheia de gelatina em pó
incolor sem sabor
·
4 gotas de óleo essencial de sua
preferência (o uso do óleo é opcional, serve apenas para dar um perfume ao
gel, mas se você quiser pode fazer sem ele)
·
Um recipiente de vidro com tampa
para guardar o gel.
Método: Despeje a
água fervente no frasco de vidro. Acrescente a gelatina e mecha até dissolver a
gelatina completamente. Acrescente as gotinhas do óleo essencial, e misture
novamente. Espere esfriar e leve à geladeira por 3 horas.
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