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sábado, 30 de setembro de 2017

O papel das Atividades diferenciadas nas aulas de Revisão - Escola Clementina Lona Costa

17 Junho 2016 
Atividade: Experimento Torre de líquidos.
Objetivo: Observar as diferentes fases formadas em uma mistura heterogênea e observas a fase em uma mistura homogênea.
Materiais:
·      Glucose de milho;
·      Detergente;
·      Água com corante;
·      Óleo;
·      Álcool etílico com corante;
·      Querosene.
Método: Em um recipiente com tampa adicionar um pouco de glucose de milho, detergente, água colorida (H2O), óleo, álcool etílico colorido e querosene. Os líquidos devem ser colocados na ordem indicada e pela lateral, para que não comecem a se misturar. Em seguida vire o recipiente e observe as fases permanecem como estavam.

Identificar o numero de fases presentes e observar o comportamento de cada as delas.


Atividade: Cruzadinha.
Objetivo: Recordar a aula aplicada e seus conceitos.
Método: Desenhou-se a cruzadinha no quadro em seguida perguntou aos alunos as questões propostas, onde o aluno levantava a mão para responder a questão.
Questões:
1-  Oque se encontra ao redor do núcleo de um átomo? R: Eletrosfera.
2-  Elementos da tabela periódica que não gostam de reagir? R: Gases nobres
3-  Tipo de mistura que apresenta duas fases ou mais? R: Heterogênea
4-  Substância formada por um único tipo de átomo? R: Simples
5-  Modelo atômico indestrutível e indivisível conhecido como Bola de Bilhar?    R: Dalton
6-  Tipo de mudança de estado físico que acontece com a naftalina e o iodo?    R: Sublimação
7-  Passagem do estado sólido para o estado gasoso? R: Vaporização
8-  A queima de um papel é um fenômeno ___________? R: Químico
9-  Elemento químico representado pela letra P, mas começa com F? R: Fósforo
10- Partícula que se acomoda na eletrosfera e possui carga negativa? R: Elétron
11- Metais alcalinos terrosos são muito reativos. Isso pode ser observado na experiência com o ____________? R: Magnésio.
12- A junção de vários átomos forma uma ____________? R: Molécula.
1-
11-
M
A
G
N
E
S
I
O
4-
S
I
M
P
L
E
S
2-
G
A
S
E
S
-
N
O
B
R
E
S
5-
D
A
L
T
O
N
3-
H
E
T
E
O
G
E
N
E
A
8-
Q
U
I
M
I
C
O
6-
S
U
B
L
I
M
A
Ç
Ã
O

9-
F
Ó
S
F
O
R
O
1O-
E
L
E
T
R
O
N
7-
V
A
P
O
R
I
Z
A
Ç
Ã
O
12-
M
O
L
É
C
U
L
A




Atividade: Bingo.
Objetivo: Recordar a aula aplicada e seus conceitos.
Método: Entregou para cada aluno uma cartela e bolinhas de papel para marcar, em seguida perguntou aos alunos a questões abaixo, onde cada aluno marcava a questão que achava correta, ao completar a cartela e um dos acadêmicos conferir, o aluno podia escolher um brinde.
Questões:
1. Qual é a carga do elétron? R: Negativa
2. Qual é a carga do próton? R: Positiva
3. Qual é a carga do nêutron? R: Neutra
4. Qual cientista é considerado o “pai do elétron” por tê-lo descoberto? R: Thompson
5. Dalton disse que o átomo era______________? R: Maciço e indivisível
6. Qual o nome da passagem do sólido para o líquido? R: Fusão
7. Qual o nome da passagem do líquido para o gasoso? R: Vaporização
8. Qual o nome da passagem do líquido para o sólido? R: Solidificação
9. Uma mistura homogênea? R: Água + sal 
10. Uma mistura heterogênea? R: Água + óleo
11. Em um átomo, onde está o elétron? R: Eletrosfera
12. Em um átomo, onde está o próton? R: Núcleo
13. Um elemento da tabela periódica? R: Hidrogênio
14. Uma substância pura? R: O2
15. Uma substância composta? R: H2O




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