19 de Agosto de 2016
Atividade:
Reação
de hipoclorito de sódio e dipirona
Objetivo: Observar a química presente
nos produtos de higiene doméstica, bem como testar sua reatividade.
Materiais:
· 1
comprimido de Dipirona sódica
· Algumas
gotas de hipoclorito de sódio (água sanitária)
Método: Misturar os dois reagentes. A
cor azul é formada por um radical livre instável de curta duração causado pela
oxidação da dipirona por um átomo de hipoclorito. O radical reagem com outro
átomo de cloro sendo oxidado novamente a um composto intermediário que se
decompõe em uma série de produtos. Os nitrogênios da dipirona são liberado como
gás N2. Grande parte dos carbonos se transforma em CO2, o
anel benzênico é transformado em benzoquinona.
Objetivo: Observar a reatividade do
hipoclorito de sódio.
Materiais:
· Coca-Cola
· Hipoclorito
de sódio
Métodos: Misturar os dois reagentes.
O hipoclorito oxida o corante presente no
refrigerante.
Atividade:
Exercícios
sobre higiene
Objetivo: Frisar conceitos sobre
a aula aplicada.
1. Explique
de que forma você faz a higienização de suas mãos? Quantos passos são
necessários?
2. Marque
X nas respostas corretas. A água que bebemos deve ser:
( ) da torneira
( ) do rio
( ) do filtro
( ) da chaleira após filtração
3. Qual a
importância de lavar os alimentos?
4. A
química está presente em muitas coisas. Explique como a química aparece na
higiene doméstica.
5. Explique
o que você entendeu das reações.
6. Onde
podemos encontrar metais pesados? Cite dois metais pesados.
7. O que
são metais pesados?
8. Qual a
importância da água para a nossa higiene?
9. Qual a
nossa contribuição para a higiene ambiental?
10. Coloque
V para verdadeiro ou F para falso.
( ) Os alimentos não precisam ser lavados antes
de comermos.
( ) A água que bebemos deve ser filtrada ou
fervida.
( ) Não precisamos tomar banho todos os dias.
( ) O planeta deve ser muito poluído para que
tenhamos saúde.
( ) Devemos trocar regularmente as roupas de
cama.
Atividade: Cruzadinha sobre higiene
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