Nesta aula foi realizada uma abordagem problematizada sobre meio ambiente, recursos naturais, poluição e tipos de poluição, lixo e seus tipos, descartes do lixo como aterros sanitários, lixões e incineração, abordando ainda reciclagem e sustentabilidade. Iniciando-se com a apresentação de um vídeo sobre várias catástrofes ambientais muitas delas causadas pelo homem, em seguida abordou-se o conteúdo teórico através de questionamentos aos alunos e respostas destes.
Para abordar um pouco mais sobre os lixões esse tema foi explanado através de um poema:
O Bicho
“Vi ontem um bicho
na imundície do pátio
catando comida entre os detritos.
Quando encontrava alguma coisa,
não examinava, nem cheirava,
engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
não era um gato,
não era um rato.
O bicho, meu Deus,
Era um homem.” (Manoel Bandeira, Obras poéticas, 1956).Foram propostas duas atividades:
Atividade 1: Alfabeto Ecológico
O alfabeto foi confeccionado pelos acadêmicos bolsistas do PIBID, onde para cada letra do alfabeto era atribuída alguma palavra relacionada aos temas estudados. Em seguida foram distribuídas as letras aos alunos e foi proposto que os mesmos fizessem a ilustração da palavra recebida. Por fim foi feito um mural na escola com este material afim de conscientizar mais pessoas da comunidade escolar, visto que todos alunos da escola são do ensino fundamental- séries iniciais, então o alfabeto chama mais atenção do que outro tipo de exposição.
Atividade 2: Reúso de materiais que seriam jogados no lixo
Esta atividade teve como objetivo conscientizar as crianças dando um novo olhar ao que antes era visto como lixo. Através de caixinhas de papelão e embalagens os alunos confeccionaram brinquedos
Nenhum comentário:
Postar um comentário