7 Julho 2017- Clementina Lona Costa
Violeta
que desaparece
MATERIAIS
NECESSÁRIOS
·
Água,
·
Vinagre incolor,
·
Água oxigenada 10 volumes,
·
Permanganato de potássio,
·
Três copos,
·
Proveta 50 mL.
Procedimento
Dissolva o comprimido de permanganato
de potássio em 40 mL de água, coloque 20 mL de vinagre incolor em um
copo e 20 mL de água
oxigenada 10 volumes em outro copo. Adicione o vinagre na solução de permanganato
de potássio em seguida a água oxigenada.
Explicação
O que
ocorre é que o permanganato de potássio, violeta, reage com o vinagre e com a
água oxigenada, formando o íon manganês, que é transparente.
A solução
de água com permanganato é misturada primeiro com a água oxigenada, formando
dióxido de manganês, que é marrom.
Primeira reação:
2MnO4-
+ 5H2O2 + 6H+ à 2Mn2+ + 5O2(gás)
+ 8H2O
Segunda reação
2MnO4-
+ 3 H2O2 à 2MnO2 + 3O2 + 2OH-
+ 2H2O
Experiência
com flúor: ovos e dentes
MATERIAIS NECESSÁRIOS
·
Vinagre,
·
2 ovos,
·
2 béqueres,
·
Pasta de dente.
Procedimento
Em um béquer colocamos
um ovo sem proteção da pasta de dente, com
aproximadamente 50 mL de vinagre. A casca do ovo tem o
intuito de imitar os dentes que não são escovados.
No outro béquer
colocamos um ovo coberto com a pasta de dente com flúor, com aproximadamente 50 mL de vinagre. A casca do ovo tem o intuito de imitar os dentes que são
escovados.
Explicação
A casca de ovo é
constituída por carbonato de cálcio (CaCO3) e o vinagre (H3CCOOH) é uma solução
aquosa de ácido acético, quando se coloca o ovo em contato com o vinagre,
observa-se a produção de gás carbônico.
Reação:
CaCO3(s) + 2 CH3COOH(aq) → Ca(CH3COO)2(aq) + H2O(l) + CO2(g)
Dinâmica
elementos no corpo humano
Em cartolina foi confeccionada
uma representação de uma pessoa e seus principais órgãos internos, bem como,
partes do corpo humano onde os elementos químicos realizam suas principais
funções, nestas partes foram feitas flechas e colocados espaços vagos para que
os elementos fossem colados em seus respectivos lugares. Após explanação do
conteúdo a respeito dos elementos presentes no corpo humano, o cartaz foi
colado no quadro e divididos os grupos conforme a organização dos alunos em
fila. Uma dica sobre o elemento em questão era dada e o primeiro que soubesse
qual elemento era levantava a mão, falava o elemento e se a resposta fosse
acertada o aluno se dirigia até o cartaz e colava o elemento no local em que o
mesmo estaria presente em concordância com a dica exposta.
1- Elemento essencial para a nossa respiração. R: O
2-Compõe as principais cadeias das moléculas orgânicas:
lipídios, carboidratos e proteínas. R: C
3-Constituição da água que é
essencial para o nosso corpo: H
4-Componente de todas as
proteínas e ácidos nucleicos DNA e RNA. R: N
5-Contribui para a rigidez de
ossos e dentes, fica na membrana e “decide” o que entra nos ossos e o que sai
deles. R: Ca
6-Melhora a digestão e excreção. R: P
7-Responsável pela contração muscular principalmente do
coração. R: K
8-Formação de ossos cabelos, unha e pele. R: S
9-Juntamente com o hidrogênio é secretado pela mucosa
gástrica dando a acidez necessária para a digestão no estômago e ativação de
enzimas. R: Cl
10-E assim como o potássio conduz impulsos nervosos. R: Na
11-Forma os hormônios da glândula da tireóide. R: I
12-Atua principalmente na formação da
hemoglobina do sangue. R: Fe
13-Mais da metade é armazenado nos ossos e o restante
distribuído entre os músculos. R: Mg
14-Atua na síntese das proteínas, no
olfato, no paladar. R: Zn
15-Outra função importante é
que o cobalto regula o sistema nervoso parassimpático. R: Co
16-Responsável pela
pigmentação do cabelo e pele . R:
Cu
17-Ele é absorvido em toda
extensão do intestino delgado. R: Mn
18-Está distribuído por todos
os tecidos do organismo, mas é no fígado que está mais concentrado. R: Mo
19-Previne também a dilatação
das veias. R: F
20-A presença de cromo
normaliza a quantidade dos lipídeos sanguíneos. R: Cr
21-A tireoide também funciona melhor com a ajuda
do R: Se
Dinâmica:
jogo da memória
Objetivo da dinâmica: saberem apontar as definições com
suas respectivas imagens.
Matérias: jogo da memória
Procedimento: divididos em grupos os alunos, os bolsistas
vão colocar as cartas na mesa, então os alunos com base no assunto explicado na
aula, identifique a sua definição e a imagem correspondente, o jogo terá 24
peças, dispostas em 12 pares.
Após a identificação e durante o jogo será
perguntado para os alunos qual é a função do componente e o que acontece no organismo.
Após a resposta do mesmo o acadêmico vai complementar a explicação, se o
bolsista notar a necessidade, mostrando a importância na vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário