Páginas

domingo, 1 de outubro de 2017

A Química e o Corpo Humano

7 Julho 2017- Clementina Lona Costa

Violeta que desaparece
MATERIAIS NECESSÁRIOS
·         Água,
·         Vinagre incolor,
·         Água oxigenada 10 volumes,
·         Permanganato de potássio,
·          Três copos,
·         Proveta 50 mL.

Procedimento
Dissolva o comprimido de permanganato de potássio em 40 mL de água, coloque 20 mL de vinagre incolor em um copo e 20 mL de água oxigenada 10 volumes em outro copo. Adicione o vinagre na solução de permanganato de potássio em seguida a água oxigenada.
Explicação
O que ocorre é que o permanganato de potássio, violeta, reage com o vinagre e com a água oxigenada, formando o íon manganês, que é transparente.
A solução de água com permanganato é misturada primeiro com a água oxigenada, formando dióxido de manganês, que é marrom.
Primeira reação:
2MnO4- + 5H2O2 + 6H+ à 2Mn2+ + 5O2(gás) + 8H2O
Segunda reação

2MnO4- + 3 H2O2 à 2MnO2 + 3O2 + 2OH- + 2H2O
 

Experiência com flúor: ovos e dentes

MATERIAIS NECESSÁRIOS
·         Vinagre,
·         2 ovos,
·         2 béqueres,
·         Pasta de dente.
Procedimento
Em um béquer colocamos um ovo sem proteção da pasta de dente, com aproximadamente 50 mL de vinagre. A casca do ovo tem o intuito de imitar os dentes que não são escovados.
No outro béquer colocamos um ovo coberto com a pasta de dente com flúor, com aproximadamente 50 mL de vinagre. A casca do ovo tem o intuito de imitar os dentes que são escovados.
Explicação
A casca de ovo é constituída por carbonato de cálcio (CaCO3) e o vinagre (H3CCOOH) é uma solução aquosa de ácido acético, quando se coloca o ovo em contato com o vinagre, observa-se a produção de gás carbônico.
Reação:
CaCO3(s) + 2 CH3COOH(aq) → Ca(CH3COO)2(aq) + H2O(l) + CO2(g)



Dinâmica elementos no corpo humano
Em cartolina foi confeccionada uma representação de uma pessoa e seus principais órgãos internos, bem como, partes do corpo humano onde os elementos químicos realizam suas principais funções, nestas partes foram feitas flechas e colocados espaços vagos para que os elementos fossem colados em seus respectivos lugares. Após explanação do conteúdo a respeito dos elementos presentes no corpo humano, o cartaz foi colado no quadro e divididos os grupos conforme a organização dos alunos em fila. Uma dica sobre o elemento em questão era dada e o primeiro que soubesse qual elemento era levantava a mão, falava o elemento e se a resposta fosse acertada o aluno se dirigia até o cartaz e colava o elemento no local em que o mesmo estaria presente em concordância com a dica exposta.
1- Elemento essencial para a nossa respiração. R: O
2-Compõe as principais cadeias das moléculas orgânicas: lipídios, carboidratos e proteínas. R: C
3-Constituição da água que é essencial para o nosso corpo: H
4-Componente de todas as proteínas e ácidos nucleicos DNA e RNA. R: N
5-Contribui para a rigidez de ossos e dentes, fica na membrana e “decide” o que entra nos ossos e o que sai deles. R: Ca
6-Melhora a digestão e excreção. R: P
7-Responsável pela contração muscular principalmente do coração. R: K
8-Formação de ossos cabelos, unha e pele. R: S
9-Juntamente com o hidrogênio é secretado pela mucosa gástrica dando a acidez necessária para a digestão no estômago e ativação de enzimas. R: Cl
10-E assim como o potássio conduz impulsos nervosos. R: Na
11-Forma os hormônios da glândula da tireóide. R: I
12-Atua principalmente na formação da hemoglobina do sangue. R: Fe
13-Mais da metade é armazenado nos ossos e o restante distribuído entre os músculos. R: Mg
14-Atua na síntese das proteínas, no olfato, no paladar. R: Zn
15-Outra função importante é que o cobalto regula o sistema nervoso parassimpático. R: Co
16-Responsável pela pigmentação do cabelo e pele        . R: Cu
17-Ele é absorvido em toda extensão do intestino delgado. R: Mn
18-Está distribuído por todos os tecidos do organismo, mas é no fígado que está mais concentrado. R: Mo
19-Previne também a dilatação das veias. R: F
20-A presença de cromo normaliza a quantidade dos lipídeos sanguíneos. R: Cr
21-A tireoide também funciona melhor com a ajuda do R: Se


Dinâmica: jogo da memória
Objetivo da dinâmica: saberem apontar as definições com suas respectivas imagens.
Matérias: jogo da memória
Procedimento: divididos em grupos os alunos, os bolsistas vão colocar as cartas na mesa, então os alunos com base no assunto explicado na aula, identifique a sua definição e a imagem correspondente, o jogo terá 24 peças, dispostas em 12 pares.
Após a identificação e durante o jogo será perguntado para os alunos qual é a função do componente e o que acontece no organismo. Após a resposta do mesmo o acadêmico vai complementar a explicação, se o bolsista notar a necessidade, mostrando a 
importância na vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário