30 Março 2015
Atividade
1:
Procedimento
metodológico
Foi
apresentado através de slides questões para identificar o conhecimento prévio
dos alunos sobre o átomo. Posteriormente, para instigar a curiosidade, será
indagado como os cientistas descobriram o átomo. Então será realizada a
seguinte atividade, que contribuirá para que os alunos desenvolvam a visão
cientifica:
Experiência cientifica:
·
Duas caixas pequenas de papelão revestidas com
papel colorido;
·
Em uma das caixas foram colocadas bolinhas de gude,
a outra permaneceu vazia;
·
Sem que as crianças tocassem nas caixas foi
questionado se é possível saber se tem algo dentro delas, a conclusão foi que
não é possível saber;
·
Posteriormente os alunos puderam manuseá-las e
utilizaram dos métodos que julgaram necessários para descobrir o conteúdo das
mesmas, então foi questionado se é possível saber se tem algo dentro de uma das
caixas, o formato, o peso, se é mais que uma, e o possível formato desse
objeto.
·
Após estas observações e analises, foi relatado aos
alunos que eles realizaram uma experiência cientifica e que, é dessa forma que
os cientistas descobriram e descobrem as coisas que conhecemos hoje.
·
Então concluiu-se, que não é preciso conhecer e
identificar algo utilizando somente a visão, existem outros métodos que
contribuem de forma eficaz;
·
A seguir abriu-se-á a caixa e verificou-se se as
hipóteses apresentadas estavam certas;
·
E para finalizar foi relatado que mesmo que não
possamos perceber ou enxergar um átomo, ele existe em tudo que está ao nosso
redor e pode ser comprovado através de métodos.
Atividade
2
Uma
atividade diferenciada ainda foi elaborada ao nosso aluno especial, afim de
trabalhar seu intelecto, cognição e funções motoras. Visto que o tema
trabalhado fora modelos atômicos foi confeccionado em E.V.A um átomo, porém
este átomo não possuía prótons, elétrons nem nêutrons estes eram pecinhas que o
aluno poderia colar no átomo, nas respectivas localizações dentro do átomo a
qual pertencem.
Atividade
3
Após explanar que moléculas são a união de átomos
de um ou mais de um elemento e que existem algumas formas diferentes desses
átomos se unir, foi realizada a seguinte atividade:
Utilizando bolinha de isopor de diferentes cores e
palitos de dente foram chamados alguns alunos a frente da sala para que estes
formassem as moléculas propostas como a molécula da água por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário