Páginas

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Trabalhando a existência de átomos e moléculas com o 5º ano do Clementina


30 Março 2015

Atividade 1:
Procedimento metodológico
            Foi apresentado através de slides questões para identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o átomo. Posteriormente, para instigar a curiosidade, será indagado como os cientistas descobriram o átomo. Então será realizada a seguinte atividade, que contribuirá para que os alunos desenvolvam a visão cientifica:

Experiência cientifica:
·         Duas caixas pequenas de papelão revestidas com papel colorido;
·         Em uma das caixas foram colocadas bolinhas de gude, a outra permaneceu vazia;
·         Sem que as crianças tocassem nas caixas foi questionado se é possível saber se tem algo dentro delas, a conclusão foi que não é possível saber;
·         Posteriormente os alunos puderam manuseá-las e utilizaram dos métodos que julgaram necessários para descobrir o conteúdo das mesmas, então foi questionado se é possível saber se tem algo dentro de uma das caixas, o formato, o peso, se é mais que uma, e o possível formato desse objeto.
·         Após estas observações e analises, foi relatado aos alunos que eles realizaram uma experiência cientifica e que, é dessa forma que os cientistas descobriram e descobrem as coisas que conhecemos hoje.
·         Então concluiu-se, que não é preciso conhecer e identificar algo utilizando somente a visão, existem outros métodos que contribuem de forma eficaz;
·         A seguir abriu-se-á a caixa e verificou-se se as hipóteses apresentadas estavam certas;
·         E para finalizar foi relatado que mesmo que não possamos perceber ou enxergar um átomo, ele existe em tudo que está ao nosso redor e pode ser comprovado através de métodos.


Atividade 2
Uma atividade diferenciada ainda foi elaborada ao nosso aluno especial, afim de trabalhar seu intelecto, cognição e funções motoras. Visto que o tema trabalhado fora modelos atômicos foi confeccionado em E.V.A um átomo, porém este átomo não possuía prótons, elétrons nem nêutrons estes eram pecinhas que o aluno poderia colar no átomo, nas respectivas localizações dentro do átomo a qual pertencem.



Atividade 3

Após explanar que moléculas são a união de átomos de um ou mais de um elemento e que existem algumas formas diferentes desses átomos se unir, foi realizada a seguinte atividade:
Utilizando bolinha de isopor de diferentes cores e palitos de dente foram chamados alguns alunos a frente da sala para que estes formassem as moléculas propostas como a molécula da água por exemplo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário