Páginas

sábado, 6 de outubro de 2012

Descrição do projeto.

O projeto Oficina Didática de Química, coordenado pelo professor Gerônimo Wisniewski, iniciou suas atividades no segundo semestre de 2012, como uma adaptação do antigo projeto Química e Astronomia: uma conjunção interdisciplinar.

Equipe

Atualmente, o projeto conta com uma equipe constituída por: um coordenador institucional, um coordenador de área, quatro supervisores e dezenove acadêmicos do curso de Química da FAFIUV.

Escolas atendidas

As escolas atendidas são quatro, sendo duas escolas municipais e dois colégios estaduais de União da Vitória - PR.
As escolas municipais são a Escola Municipal Professor Serapião, e a Escola Municipal Clementina Lona Costa. As turmas trabalhadas são os 5ºs anos do Ensino Fundamental.
Os colégios estaduais são o Colégio Estadual José de Anchieta e o Colégio Estadual São Cristóvão, sendo trabalhadas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

Objetivos


O projeto consiste em levar as escolas da região, atividades relacionadas à Química, visando despertar o interesse dos alunos para essa ciência, utilizando principalmente atividades práticas, como experimentos, jogos e confecção de materiais. É importante mudar a visão que os alunos têm de que a Química somente traz malefícios a sociedade, tentando mostrar como essa ciência é importante para os dias de hoje, e relacionando os conteúdos trabalhados com o cotidiano do aluno.
Além do objetivo principal do projeto, podem-se citar outros objetivos bastante relevantes, como: formação de alunos mais curiosos e questionadores com relação aos fenômenos naturais e artificiais que os rodeiam; interação entre a academia e o meio escolar; primeiro contato de acadêmicos com a atividade docente; contribuições significativas aos acadêmicos para o seu futuro como professor, como elaboração de atividades práticas de baixo custo e planejamento de atividades; interação entre os professores das escolas e o meio acadêmico; entre outros.
Portanto, esse projeto contribui significativamente de várias maneiras, para uma educação mais eficiente, interessante e participativa nas escolas onde atua.

Organização

Os acadêmicos foram organizados em três grupos, sendo que um grupo trabalha nas escolas municipais, um grupo no Colégio José de Anchieta e um grupo no Colégio São Cristóvão. São feitas reuniões semanais entre os grupos para a realização de estudos e discussão dos temas, bem como elaboração das atividades, planos de aula, materiais e relatórios. Também são feitas reuniões com os supervisores das escolas para avaliação e contribuição para as atividades propostas pelos acadêmicos, além de reuniões com o coordenador para discussão sobre o desempenho das atividades e informações institucionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário